Documentário Conta a História de Grupo Teatral dos Anos 50

Documentário Conta a História de Grupo Teatral dos Anos 50

A importância histórica de um dos maiores expoentes do teatro brasileiro e paraense é a temática do Documentário Norte Teatro Escola do Pará – Teatro amador em Belém nos anos dourados do Brasil, de Luciano Lira. O filme será lançado nesta terça-feira, 12, às 19h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, com entrada franca.
O documentário revela a história do Grupo Norte Teatro Escola do Pará, nascido no final da década de 50. Composto por jovens talentosos, intelectuais e amantes das artes que se encontravam, inicialmente, para fazer recitais de poesia, ele foi o primeiro a encenar o célebre Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. O grupo encerrou suas atividades em 1962, com o surgimento da Escola de Teatro da UFPA, e é um embrião do que, hoje, é o Grupo de Teatro Universitário da Instituição.
Memoráveis - Premiado em três Festivais de Teatro do Estudante, o Norte Teatro Escola do Pará é contemporâneo de outras grandes companhias que compõem o cenário brasileiro das artes cênicas, como o Teatro Brasileiro de Comédia, Teatro de Arena e Teatro Oficina. Inovador, o grupo também traduziu e adaptou poemas e dramaturgias e encenou-as durante sua existência, sempre reverenciado por público e crítica. Seus atores participaram, ativamente, também, do início da história da TV no Pará, produzindo espetáculos para a TV Marajoara.

Nomes memoráveis das artes no Pará fizeram parte do grupo, alguns, inclusive, emprestam seus nomes aos teatros da cidade de Belém, como Maria Sylvia Nunes e Cláudio Barradas, que deram depoimentos emocionados à obra. Além deles, outros memoráveis contam detalhes da história do grupo, como Paraguassu Éleres, João de Jesus Paes Loureiro, Lúcio Flávio Pinto, Clarisse Correa Pinto, João Gama e José Carlos Gondim; e alguns deles estarão presentes neste lançamento.
Prêmio - Contemplado pelo Prêmio Proex de Arte e Cultura em 2012, o documentário -  todo filmado em full HD - é resultado das pesquisas de Luciano Lira, que é ator, músico e formando da primeira turma de Licenciatura em Teatro da UFPA, inclusive, tendo como tema central do seu Trabalho de Conclusão de Curso a realização deste documentário.
Sobre a democratização do conteúdo produzido dentro da academia para a sociedade, Luciano é enfático ao afirmar que o documentário é sua resposta. “Este documentário vem para democratizar a minha produção de conhecimento para além dos muros da universidade, e o discurso oral e visual que o documentário proporciona é um registro importantíssimo, no sentido de revitalizar a memória de um grupo tão importante para a cidade, inserido num momento histórico essencial e tão pouco reconhecido.”
Serviço:
Lançamento do Documentário “Norte Teatro Escola do Pará – Teatro amador em Belém nos anos dourados do Brasil”, de Luciano Lira.
Dia: 12 de março (terça-feira),
Hora: Às 19h
Local:  Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 520, esquina com a Rua Dom Romualdo de Seixas – Umarizal).
Entrada franca.
Informações: (91) 8292 8567 | 8319 1006 | 8300 7007
Texto e fotos:  Leandro Oliveira – Assessoria de imprensa do  documentário


Comentários