IV Seminário de Dramaturgia Amazônida



Com o objetivo de dar continuidade às ações desenvolvidas pelo Projeto de Pesquisa "Memória da Dramaturgia Amazônida: Construção de Acervo Dramatúrgico", o Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA),  realizará no período de 15 a 19 de maio, às 18h:30mim, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o "IV Seminário de Dramaturgia Amazônida", que reunirá dramaturgos, alunos, pesquisadores, professores e demais interessados em artes cênicas, com a finalidade principal de colocar em pauta parte da diversidade da dramaturgia amazônida.

A programação, além de palestras com dramaturgos e estudiosos, apresentará leituras dramatizadas de fragmentos de peça do escritor homenageado João de Jesus Paes Loureiro e do diretor teatral José Leal, além de duas outras peças nos dias 18 e 19 de maio.

Segundo a idealizadora e coordenadora do seminário, professora Bene Martins, a consolidação desse evento ocorre “em razão do apoio da UFPA e da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desde a realização da primeira edição, em 2010, da segunda, em 2011, e da terceira, em 2012. A  recepção dos participantes tem superado as expectativas, o que demonstra interesse genuíno pela dramaturgia amazônida. Outro mérito do seminário é a inclusão de peças escritas e dirigidas pelos novos criadores da cena de Belém do Pará, do Grupo de Teatro Universitário (GTU) e de montagens da Escola de Teatro e Dança  da UFPA(ETDUFPA) na programação cultural do evento.

Homenageado - A quarta edição do evento faz homenagem ao poeta, dramaturgo, ensaísta, professor da UFPA,  João de Jesus Paes Loureiro. Nascido em Abaetetuba, no Estado do Pará, em 26 de junho, ele viveu a infância e adolescência às margens do rio Tocantins e, atualmente, vive em Belém. O contato íntimo com o ambiente amazônico, desde tenra idade, foi responsável por fazer florescer o dom da poesia no autor, que se revelaria um dos maiores destaques da literatura paraense.

A programação – A abertura desta edição do Seminário de Dramaturgia Amazônida, no dia 15, será presidida pela coordenadora do evento, professora Bene Martins, e contará com a participação do homenageado João de Jesus Paes Loureiro.

O professor Relivaldo de Oliveira, da Universidade da Amazônia (Unama), fará a palestra João de Jesus Paes Loureiro e a Amazônia em cena. Em seguida, Paes Loureiro falará sobre O Teatro e o Sonho. O primeiro dia do seminário será dedicado ao homenageado, encerrando com a leitura dramatizada de fragmentos da peça Ilha da Ira, a qual será feita pelos atores Mailson Soares e Rosilene Cordeiro.

Nos dias 16 e 17, acontecerão as palestras A dramaturgia amazônica da pré-hileia, uma transversalidade das narrativas dramáticas nordestinas, com o  professor Tácito Borralho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); A resistência da dramaturgia regional nos anos 70 e 80, com a ditadura, ministrada pelo professor José Leal, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves; Grupo Palha: Dramaturgias em foco, com o professor Paulo Santana, da UFPA; Mito e teatralidade na comunidade ribeirinha,  dramaturgo Carlos Roberto Ferreira  (Mato Grosso);Reator: Dramaturgia e imagem, diretor teatral Nando Lima (Belém-PA); Em busca de uma dramaturgia narrativa amazônida, Alberto Silva Neto, da UFPA. A programação cultural inclui, também, a apresentação de peças teatrais. Confira a programação, em anexo.



Serviço
IV Seminário de Dramaturgia Amazônida
De 15 a 19 de maio de 2013, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546  esquina com D. Romualdo de Seixas)
Inscrições pelo site do ICA: www.ica.ufpa.br  e também no Teatro Cláudio Barradas (91) 3249.0373.




Comentários