ESPETÁCULO "E SERÁS COMO ANJO"

O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco no período de 20 a 23 de junho de 2013, às 20 horas, da apresentação da peça teatral “E serás como anjo...”  dirigida por Rogério Jacenir
O espetáculo é de livre adaptação da peça Anjo Negro de Nelson Rodrigues, do ano de 1946, dentro do gênero de literatura dramática e que tem como tema principal o racismo, a sexualidade e o adultério,  sendo que isto será posto como o grande impedimento para a relação entre Lázaro e Tereza. Além da própria cor da pele (ela é branca e ele, negro), estes dois opostos estão presentes em diversos outras partes da peça, como por exemplo as vestimentas: Lázaro, que é negro, está sempre com um terno impecavelmente branco.
 Lázaro, consegue superar as barreiras de classe econômico social, mas não consegue se desvencilhar do complexo de inferioridade proveniente de sua cor.  Casa-se com Teresa, mulher branca, de belos traços, de curvas voluptuosas, e que nutre um ódio pelo marido negro. A negação da cor negra torna impossível a união do casal e a geração de descendentes, que são mortos um a um por Tereza. Há também a maldição lançada pela mãe de Lázaro por ele não aceitar sua cor e ter sido um “filho ruim”.  Lázaro sofre por ser negro em um país dominado pelo preconceito, sentindo-se inferior e tendo desprezo por sua própria cor.
A peça é objeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de licenciatura em teatro, do estudante da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), Rogério Jacenir, que é paraense, ator, formado pelo Curso Técnico de Formação do Ator da ETDUFPA, tem 21 anos, e faz sua estreia com este trabalho, como diretor de Artes Cênicas.
Os ingressos custarão 20,00 reais (meia entrada para estudantes).

Ficha Técnica
Direção Geral: Rogério Jacenir
Direção Musical/Arranjos/Letras: João Urubu
Assistente de Direção Musical: Diego La Percussa
Curadoria/Cenografia: Paulo Santana
Iluminação: Anderson Reis e Malu Rabelo
Figurino/Visagismo/Produção Executiva: Rogério Jacenir/Cristiano Sousa e Diana Flexa
Fotografias: Gilles de Saintes

Elenco:
Alexandre Silva (Lázaro)
Diana Flexa (Teresa)
Cristiano Sousa (Miguel)
Rosaurea Nascimento (Ismênia)
Eliane Flexa (Aurora)
Thainá Chemelo (Prima/Senhora)
Murilo Ferreira (Prima/Senhora)
Thatiane Picanço (Prima/Senhora)
Marcelo Carter (Coveiro)
Ygor Rennan Reis (Coveiro)
Tetê Gabriel (Fausta)

APOIO: Escola de Teatro e Dança da UFPA e Instituto de Ciências da Arte UFPA.
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém.
Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373 - cel: 8098.6408

Texto: Ana Maria Castro 
Assessora de comunicação do TUCB/ICA/UFPA

Comentários