FÓRUM "PÁSSAROS E GRUPOS DE BICHOS JUNINOS DE BELÉM".‏



O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte(ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco, hoje, terça-feira,11/06/2013, às 17 horas, do  FÓRUM "PÁSSAROS E GRUPOS DE BICHOS JUNINOS DE BELÉM".
 No ano de 2009, o Professor João de Jesus Paes Loureiro, solicitou junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o registro da manifestação cultural Pássaro Junino, como patrimônio imaterial, com a finalidade de registrar e salvaguardar essa prática de teatro popular. Em 2013, através de Edital lançado pelo IPHAN  inicia-se o estudo para realização e preservação do Pássaro Junino na área metropolitana de Belém com a participação da Associação Folclórica do Pará e os guardiões dos Pássaros, a orientação e supervisão da Superintendência do IPHAN no Pará e do Departamento de Patrimônio Imaterial/DPI, projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) .
A equipe de pesquisadores, inicialmente coordenado pelas professoras da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará  (ETDUFPA), Olinda Charone e Inês Ribeiro estabeleceram parceria com a Administração do  Teatro Universitário Cláudio Barradas e organizaram um Fórum para debater acerca da importância do REGISTRO DOS PÁSSAROS E GRUPOS DE BICHOS JUNINOS DE BELÉM COMO BEM CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL .
EQUIPE COORDENADORA DO EVENTO:
Profª Msc Inês Antônia Santos Ribeiro
Profº.  Humberto Melo
Professor Dr. João de Jesus Paes Loureiro
Adrielson Acácio de Lima Barbosa
Diego Alessandro Silva dos Santos
Rodolfo Silva da Silva
Davi  Almeida
André Mardock
Teatro Cláudio Barradas , localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém
Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373 ou pelo e-mail  inesantoniaribeiro@hotmail.com
Entrada Franca! 

Texto: Ana Maria Castro
Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA.

Comentários