Conferência discute a “Cenografia nas Óperas de Verdi”

Considerado o maior compositor italiano do século XIX, Giuseppe Verdi compôs inúmeras óperas que transcenderam o seu tempo, obras-primas muito executadas até hoje, dentre elas, Rigoletto, La Traviata, Aida, Nabucco e Il Trovatore. Para marcar os 200 anos de nascimento do compositor, nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, ocorrerá a conferência “A Cenografia nas Óperas de Verdi”, que será às 19h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas.

A programação, denominada palestra-concerto, será ministrada pelos italianos Pietro Lenzini e Giorgio Drioli, em Belém, por meio de parceria entre a UFPA e a Secretaria de Cultura do Pará – Secult (saiba mais aqui). Eles são formados pela Escola de Cenografia de Bolonha – mesma escola onde se formou o também arquiteto italiano Antônio José Landi, projetista de inúmeras igrejas e prédios históricos de Belém - e irão apresentar diversos cenários desenvolvidos para óperas verdianas. A apresentação será intercalada pela interpretação de árias de algumas das principais obras de Verdi.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), a programação contará, ainda, com a participação do pró-reitor e coordenador do Fórum Landi, Flávio Nassar, e do diretor do Theatro da Paz, Gilberto Chaves. De acordo com Nassar, tudo ocorrerá de maneira bem informal para que o público possa conhecer a história da cenografia de Verdi.

Trompe l’oiel - Os cenários a serem apresentados enfatizarão os princípios dos processos de desenho em perspectiva, característicos do Renascimento, com a adoção da perspectiva em diferentes planos, dando uma ideia de amplitude para o ambiente desenhado, ou seja, uma falsa impressão de maior profundidade e espessura, técnica esta denominada Trompe l’oiel (enganar/iludir o olho), a mesma utilizada pelos irmãos Bibiena, da Academia Clementina, do qual Antônio Landi foi discípulo, em Bolonha, sua cidade de origem, antes de vir morar em Belém. Verdi acompanhava o processo de produção de suas óperas, inclusive dos cenários.

A conferência é destinada a cenógrafos, arquitetos, artistas plásticos e a todos aqueles que se interessarem. A entrada será franca e haverá tradução simultânea feita pelo professor Flávio Nassar.

Serviço
Conferência “A Cenografia nas Óperas de Verdi”
Data: 5.8.2013
Hora: 19h,
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
Entrada franca.
Tradução Silmultânea

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Gravuras: Arquivo pessoal / Flávio Nassar

Comentários