Lançamento do caderno de partituras "Ritmos da Amazônia"



O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciência da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será palco,  no dia 24 de agosto (sábado), às 19:30 horas, do lançamento do caderno de partituras "Ritmos da Amazônia" de autoria do professor da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), José Maria Bezerra.

 O caderno traz alguns exercícios, estudos e canções para formação de grupos em sala de aula, no ensino fundamental. É destinado inicialmente aos professores alunos, mas está ganhando notoriedade e será distribuído pela Secretaria de Educação (SEDUC), para todo o estado. O caderno acompanha um CD, que foi gravado no estúdio APCE em Belém e trás 22 musicas, a maioria delas autoral, com os professores que foram convidados para fazer parte do projeto. São eles: Acácio Cardoso (professor de flauta doce no Conservatorio Carlos Gomes) e colaborador no Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR),  Joelma Telles (professora de canto, regente de coral) e colaboradora no PARFOR com a disciplina introdução a linguagem musical, Carlos Pires (professor de piano) da EMUFPA e Rafael Barros (aluno da graduação em Belém) Percussionista. Alguns artistas foram convidados para participarem do CD, como intérpretes ou como compositores, são eles: Beatriz Bezerra, Ana Clara, Marcel Barretto, Almirzinho Gabriel, Emanuel Matos, Léo Moura, Henrique Guerreiro, João Pedro, Franklin Furtado.

 José Maria Bezerra, é Professor-Mestre em artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UFPA), violonista, compositor, produtor musical, professor da graduação em Música da UFPA, já produziu a serie de CDS "De criança para criança 1, 2, 3" do coro infantil da Unama, "Trilhas D'água 1,2,3,4" do coro cênico da UNAMA, Banho de cuia e Dizeres de Emanuel Matos, O vento vai refazer de Carlos Guthyerrez, Árvore ar de Rafael Barros, é autor de Ritmos da Amazônia caderno virtual de estudos para violão.

O projeto tem o patrocínio de Fundação Carlos Chagas. Realização: SEDUC, FADESP, PARFOR, UFPA e EMUFPA.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém.

 Mais informações pelos telefones (91) 3249.0373

Comentários