"AUTO DA COMPADECIDA"

O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco no período de 01 a 04 de maio de 2014, da apresentação do espetáculo "AUTO DA COMPADECIDA", com direção assinada pela professora Inês Ribeiro.
Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em1956, em Recife, Pernambuco. É um drama do Nordeste Brasileiro. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, de gênero comédia apresenta traços dobarroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.
No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, chega uma trupe circense anunciando pelas ruas o espetáculo, "Auto da Compadecida" obra se baseia nos romances e histórias populares do Nordeste . Eles apresentam um drama popular em que João e Chicó, dois nordestinos sem eira nem beira. João Grilo  prepara inúmeros planos para se vingar do patrão, o padeiro, homem avarento, dono da padaria de Taperoá que é esposo de uma mulher infiel e do Padre João - Padre que chefia a paróquia de Taperoá muito racista e avarento, visando somente o lucro material.Bispo assim como do padre, ele é muito avarento, e vive difamando seu colega,já o Frade, um homem honesto e de bom coração, não sabe que vive sendo difamado pelo Bispo.  Na ânsia da vingança João Grilo, com suas espertezas, provoca mais confusões . Os planos da dupla, envolve o testamento de um cachorro cujo a dona é a mulher do padeiro, adúltera que se diz santa. Vive agradando seu marido e assim como seu cônjuge, é muito avarenta.A  posse do dinheiro do testamento é interrompido pela chegada do cangaceiro Severino  e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no Tribunal das Almas por um Jesus negro  e pelo diabo. O destino de cada um deles será decidido pela aparição de Nossa Senhora, a Compadecida e traz um final surpreendente, principalmente para João Grilo.
O espetáculo será composto por atos fragmentados da peça original de Ariano Suassuna. É resultado do Curso de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).
A diretora do espetáculo Inês Ribeiro, é paraense, licenciada em pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) , mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e professora da ETDUFPA, onde ministra as disciplinas Didática do Ensino do Teatro e Metodologia do Ensino do Teatro.
O espetáculo fica em cartaz nos dias 1, 2, e 3 de maio, às 19 horas. No dia 4 (domingo) duas apresentações às 17 e 19 horas.
Ingressos: R$ 20,00 (com meia entrada para estudantes).
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
Mais informações pelos telefones (91) 3249.0373
A Ficha Técnica é  resultado da disciplina Prática de Montagem dos cursos técnicos em Ator, Figurino e  Cenografia, ano 2013. Coordenado pelo Professor Msc. Paulo de Tarso
Fotografia:  André Mardock e Inês Ribeiro

Ana Maria Castro (91) 8131.9311
Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA.
Postado por: Camila Góes - Bolsista da secretaria do TUCB

Comentários

  1. Espetáculo maravilhoso dos alunos do curso de teatro infanto juvenil da ETDUFPA

    ResponderExcluir

Postar um comentário