Espetáculo "Contador de Piadas"

 


O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco no dia 16 de abril de 2014, às 19 horas, da apresentação do espetáculo "Contador de Piadas"
 
Diz o ditado que “uma imagem vale por mil palavras!”. O espetáculo será protagonizado pelo ator mudo Itacir Dornelles do Carmo, que é natural de Porto Alegre (RS).  Ele vai contar suas piadas das 13 histórias bem engraçadas. Vai usar uma grande expressão e corporal através da língua de sinais, também vai usar muitos classificadores que não tem língua de sinais, pode usar de gestual (mímica ou pantomimas).

O teatro é um poderoso meio para o desenvolvimento da memória ao expressar o corpo ou um determinado tema. Não é apenas na educação que a este pode ser primeiramente instrumentar.
Neste caso a piada não é realmente teatro pedagógico, sim à escolha profissional, ao modo de bem relacionar-se com pessoas ouvintes e pessoas surdas dentro da inclusão social. É necessário ressaltar que a livre expressão é útil, e também pode ser interessante para aprender a expressão facial e corporal por próprio surdo que já nasceu desde pequeno, porém deve estar no momento de redigir ou até de ensaiar a peça, através da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Neste  teatro tem-se por intenção que os jovens e adultos surdos ou ouvintes estabeleçam o intercâmbio cultural e lingüístico e façam o uso da Língua de Sinais, através da qual eles encontram oportunidades de compartilhar sua experiência e seus sonhos, e também um espaço de reafirmação da luta pela comunidade, sociedade e o direito ao uso dessa Língua de Sinais.

É importante para mostrar seu trabalho para a sociedade ouvinte, porque eles pensam que os surdos são doentes, mas não são. Para quebrar a barreira da comunicação, queremos que a sociedade aceite o conhecimento da comunidade e sociedade surda. O teatro pode lhes dar a oportunidade de expressar suas idéias sociais e seus sentimentos.

O ator surdo Itacir Dornelles do Carmo, tem 25 anos, é funcionário do Tribunal Regional do Trabalho em Porto Alegre. 
Quando pequenino tinha 07 anos, gostava muito de ver filmes infantis como Chaves, Chapolin, Os três Patetas, Charlie Chaplin, por isso aprendeu muita coisa. Então ele entrou no seu grupo de teatro com colegas surdas junto com a professora Graça. A professora dizia que o aluno Itacir era o melhor ator que apresentava muito bem por causa da sua expressão facial e corporal. Até agora, ele tem um grande sonho realizado para mostrar nos seus trabalhos em todo o Brasil.

O teatro tem censura acima de 12 anos, porque ele vai contar piada bem pesada mas engraçada, o público vai rir porque é o melhor remédio do silêncio.

Ingressos ao preço único de R$ 10,00 ( dez reais).
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém. 
Telefone: (91) 3249-0373



Ana Maria Castro (91) 8131.9311 Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA
Postado por: Camila Góes Bolsista da secretária do TUCB
 

Comentários