“Sonho de Uma Noite de Inverno” estreia no teatro Cláudio Barradas




“Sonho de Uma Noite de Inverno” estreia no teatro Cláudio Barradas
Grupo Os Varisteiros faz primeira montagem de inédita de obra do paraense Nazareno Tourinho
Sem coxias, oito atores com personalidades distintas terão que decidir qual futuro caminhar, após um acidente durante a turnê do novo espetáculo da companhia de teatro a qual fazem parte.  Entre o palco e a vida, este elenco ganha forma no mais recente texto do premiado autor paraense Nazareno Tourinho, “Sonhos de Uma Noite de Inverno”. O espetáculo é uma inédita montagem do grupo “Os Varisteiros”, que estreia nesta quinta-feira (3) e segue até domingo (6), no Teatro Universitário Cláudio Barradas.

São atores interpretando atores e colocando no palco o desafio de investigar a própria profissão de acordo com as experiências vividas nos próprios ensaios. O espetáculo mostra as desavenças pessoais, agressões verbais, “alfinetadas”, uma verdadeira “lavagem de roupa suja” de um grupo de atores criado por Tourinho.

Numa noite de inverno, esses artistas terão a difícil tarefa de descobrir onde encerra, ou começa, o caminho para o infinito. Só eles podem testemunhar os segredos vividos nas coxias de teatro.

“Na direção, tive que me desdobrar para criar a atmosfera necessária de sonho ou morte que estes personagens estão inseridos. A obra deixa em aberto o lugar onde este grupo de experientes atores vai parar depois de um acidente. Há uma gama de possibilidades significativas que o autor nos apresenta”, esclarece o jovem diretor Marcelo Andrade, sobre o processo de montagem da obra para os palcos.

O espetáculo foi criado por Os Varisteiros a partir do projeto “Memórias da Dramaturgia Amazônida: Construção de Acervo Dramatúrgico”, sob a coordenação da professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) Bene Martins, cujo objetivo é manter viva a história do teatro produzido na região Norte.

“Levar aos palcos uma obra de Tourinho é de suma importância para memória e valorização da dramaturgia escrita em nossa região, fomentando os jovens a conhecer esta ilustre figura, reconhecendo um dos grandes nomes do teatro paraense”, alerta o diretor.

“Sonho de Uma Noite de Inverno” é o inédito texto de Nazareno Tourinho, lançado no último dia 21, em Belém, somando 14 obras teatrais publicadas do escritor paraense. Os Varisteiros é o grupo pioneiro na montagem desta obra.

NAZARENO TOURINHO
Nazareno Bastos Tourinhos nasceu em Belém no dia 06 de dezembro de 1934, filho do bombeiro Aristóbulo da Costa com Jarina Bastos Tourinho.Foi aprendiz de marceneiro, cobrador de ônibus, balconista de loja de ferragens, marítimo, professor autodidata de cursos livres e jornalista profissional. Casado com a funcionária federal Mirian Zagury, com quem tem três filhos, Tourinho foi consagrado como escritor teatral em Belém e, com menos de 35 anos, foi eleito membro efetivo e perpétuo da Academia Paraense de Letras.
O dramaturgo paraense teve suas obras encenadas por companhias de teatro profissionais, sob a direção de figuras de renome no cenário teatral brasileiro, como "Nó de 4 Pernas", dirigido por Cláudio Correa e Castro, no Rio de Janeiro, e "Fogo Cruel em Lua de Mel", com direção de Wolff Maia, em São Paulo.
Nazareno Tourinho conquistou diversas premiações em concursos de dramaturgia. Uma delas aconteceu fora do Brasil com a peça "Pai Antônio", que ganhou a primeira "Mencón del Concurso Latinoamericano de Dramaturgia 'Andres Bello'", realizado em 1985, na Venezuela. Em Belém, levou o 1º lugar no prêmio “Governo do Estado do Pará”, em 1961, e o prêmio “Elmano Queiroz”, também a primeira colocação, em 1969.

GRUPO "OS VARISTEIROS"
Surgido em 2011 com a reunião dos atores concluintes do Curso Técnico de Formação em ator da ETDUFPA, Os Varisteiros é formado por atores, diretores, cenógrafos, produtores e figurinistas, que se propõem à investigação de diversas áreas artística. Com apenas 3 anos de existência, a companhia busca sua identidade como um grupo teatral no cenário belenense, mas com a preocupação em produzir inquietações, experienciar métodos, provocar práticas, dar corpo e voz para às nossas varistagens. "Sonho de Uma Noite de Verão" é o terceiro espetáculo do grupo, sendo o primeiro "No Trono" e "Nó de 4 Pernas", também do dramaturgo paraense Nazareno Tourinho.
SERVIÇO
Espetáculo “Sonho de Uma Noite de Inverno”, do autor paraense Nazareno Tourinho. De 3 a 6 de março, às 20h (quinta e sexta) e às 18h e 20h (sábado e domingo), no Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, próximo à travessa Dom Romualdo de Seixas - Belém). Ingressos: R$ 20 (com meia para estudantes). Informações: (91) 8134-2515 / (91) 8228-7280.
 PROGRAMAÇÃO
Dia 3 (quinta-feira) – 20h
Dia 4 (sexta-feira) – 20h
Dia 5 (sábado) – 18h e 20h
Dia 6 (domingo) – 18h e 20h
ELENCO - PERSONAGEM
Allan Jones - Oscar
Barbara Gibson - Clara
Fábio Lima - Moreira
Isadora Lourenço - Julieta
Kevin Braga - Augusto
Leonardo Cardoso – Anjo/Demônio
Marília Berredo - Dica
Maycon Douglas - Carlos
Renata Miranda - Ana
 FICHA TÉCNICA
Dramaturgia
Nazareno Tourinho
Direção e encenação
Marcelo Andrade
Figurino
Kevin Braga
Trilha sonora
Márcio Pantoja
Iluminação
Malu Rabelo
Assessoria de Imprensa
Brunno Gustavo
Produção
Bruno Rangel e Grupo Os Varisteiros
Realização
Os Varisteiros   
Texto: Bruno Gustavo (Assessor de imprensa - (OS VARISTEIRO)
Postado por: Camila Góes (Bolsista da Secretaria do Teatro Universitário Cláudio Barradas-TUCB)

Comentários