CENAS DE ÓPERA


O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), será palco no dia 13 de maio de 2014,  às 20 horas, da apresentação do espetáculo " Cenas de Ópera",  ministrado pelo norte-americano, William Ferrara, dentro do projeto "Ópera Estúdio", desenvolvido pela Fundação Carlos Gomes (FCG).
 Cenas de Ópera é resultado de um módulo do curso ministrado pelo norte-americano e  diretor de ópera, William Ferrara, desde o dia 28 de abril, na sala de musicalização, aos cantores líricos da Fundação Carlos Gomes, dentro do projeto "Ópera Estúdio". Os alunos selecionados pelo projeto, irão apresentar cenas das óperas ‘La Traviata’, ‘Um Baile de Máscaras’ e ‘Rigoletto’, do compositor italiano Giuseppe Verdi.
O Projeto Ópera Estúdio – Através do ‘Ópera Estúdio’, a Fundação Carlos Gomes está investindo na profissionalização dos alunos. O projeto, criado este ano, é desenvolvido pela coordenadoria de pesquisa e extensão da FCG, que tem a frente a pianista Ana Maria Adade, com o objetivo de preparar os alunos de canto lírico para a carreira artística profissional de um cantor de ópera. Jena Vieira, que coordena o projeto, acredita ser possível em 2015 montar óperas experimentais com o resultado das oficinas. “Teremos óperas inteiras, experimentais, para apresentar ao público. Poderemos ter uma agenda anual com essas montagens locais. Do ponto de vista do canto, os nossos profissionais se destacam e são reconhecidos no mundo inteiro. Agora estamos agregando o que faltava”.
William Ferrara - O diretor de ópera da universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, é conhecido por ministrar esse curso no mundo inteiro. Em Belém, ele já atuou em montagens de óperas do Festival Internacional de Ópera do Theatro da Paz. Ele considera importante a iniciativa da FCG na formação de alunos. “A formação de profissionais para óperas é uma escada e esse é um degrau importante que marca, inclusive, um novo momento para o próprio Instituto. Acredito que esse projeto coloca a instituição em um novo patamar e pode atrair olhares de investidores que possam fortalecer a produção no estado. O Pará é um celeiro de profissionais de altíssimo nível, falta apenas desenvolver os talentos existentes", finalizou o diretor William Ferrara.
ENTRADA FRANCA
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
Mais informações pelos telefones (91) 3249.0373
Ana Maria Castro (91) 8131.9311 (Assessora de Comunicação do TUCB/ICA/UFPA)
Postado por: Camila Góes (Bolsista da secretaria do TUCB)

Comentários