Espetáculo Teatral "ANÁGUAS"

 
 
A Companhia Oxente de Atividades Culturais apresentará nos dias 07 e 08 de junho de 2014, no palco do Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o espetáculo teatral " Anáguas", dirigida pelo paraibano José Maciel.
 
O espetáculo retrata a história de três mulheres (a Mãe - Maria das Graças; a filha considerada o esteio da família - Maria Exaurina e a filha mais nova que é considerada a ovelha negra - Maria Cândida); lutam cada uma a sua maneira para se manterem fieis aos seus princípios, para isso são capazes de passar por cima de seus próprios egos liberando o que há de mais cruel no ser humano: Conflitos, desarmonia, egoísmo, injustiças e condenação permeiam o espetáculo do inicio ao fim onde essas três mulheres mostram também suas fraquezas e se apoiam no próprio seio familiar.  Uma montagem triangular e atemporal onde três escadas definem o espaço trabalhado pelas atrizes que dão vida as personagens; As escadas definem bem a intenção do poder que essas mulheres pretendem exercer diante da família. O espectador é pego de surpresa, ao mesmo tempo em que vislumbra o espetáculo é parte essencial dele chegando a contracenar com as atrizes em meio ao desfecho da peça e vai cada vez mais sendo envolvido nesse triangulo, uma das formas geométricas de maior ligação entre as pessoas ou qualquer outra manifestação, no caso de ANÁGUAS o próprio espetáculo propõe essa aproximação entre a obra e seus apreciadores.
 
O Projeto Anáguas - a dramaturgia paraibana em cena, foi contemplado com o Prêmio Myrian Muniz de Teatro 2013, pela FUNARTE. O Espetáculo circulará de forma intinerante pelos estados da região norte como: Rondônia, Amapá, Pará, Tocantins e Campina Grande (PB). 
A Companhia Oxente de Atividades Culturais  é um órgão composto por artistas associados que buscam promover e estimular o desenvolvimento da cultura paraibana, através das mais variadas formas de manifestação cultural, em especial as artes cênicas, desenvolvendo um trabalho fundamentado na investigação do universo regionalista nordestino.
 
Além da apresentação do Espetáculo, que será sempre acompanhado de um debate após a peça, o grupo oferecerá também oficina de " Dança Folclórica e sua utilização no Teatro " , durante os dias 06 e 07/06, no horário de 14 às 17:30 com carga horária de 8 horas e, realizará a exposição " Memórias do Teatro Paraibano" , que retratará os 30 anos da Companhia Oxente, juntamente com a Vida e Obra da dramaturga Lourdes Ramalho.
 
O espetáculo fica em cartaz nos dias 07 e 08 às 20 horas.
ENTRADA FRANCA!!!
 
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
Mais informações pelo telefone (91) 3249.0373
 
ANA CASTRO - ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO  -  TUCB/ICA/UFPA.

POSTADOR POR: CAMILA GÓES BOLSISTA DA SECRETARIA DO TUCB

Comentários