A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Curso de Licenciatura em Dança, realizará, no período de 22 a 26 de setembro/2014, o VII Seminário de Pesquisa em Dança, que terá como tema  "A Dança e a Educação Somática", coordenado pela professora Maria Ana Azevedo. O seminário homenageia a professora Vera Lúcia Torres.
As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 14 deste mês. Participantes ouvintes poderão se inscrever até 19 de setembro pelo e-mail seminariodanca2014@gmail.com. Os trabalhos serão selecionados por uma comissão de avaliação no período de 15 a 19 de setembro, e os participantes serão informados do resultado no dia do credenciamento, segunda-feira, 22 de setembro.
Diálogo - O seminário terá como objetivo proporcionar discussões com a comunidade interna e externa à academia, no intuito de unir profissionais do movimento, ampliando o diálogo sobre a Dança e a Educação Somática, dialogando entre os conhecimentos que se cruzam para uma descoberta qualificada sobre o corpo e os novos caminhos de investigação e criação do movimento, tanto na dança quanto no âmbito social.
Programação - O evento incluirá palestras, mesas-redondas,apresentação de trabalhos científicos, oficinas, lançamento de livros, apresentações e espetáculos. Para solidificar a formação de professores e artistas da dança, o aprendizado da consciência do corpo em movimento e sua relação com a dança e proporcionar discussões acerca de algumas práticas da Educação Somática, como Body Mind Centering (BMC) e a técnica de Klauss Viana, estarão presentes os professores convidados: Jussara Miller (SP), autora dos livros Qual o Corpo que Dança? e A Escuta do Corpo; Leila Queiroz (BA) autora do livro Corpo, Mente, Percepção - Movimento em BMC e Dança; Marília Velloso, professora e educadora do movimento somático pela School for the Body-Mind Centering (Alemanha-EUA); e Leonel Brum (CE), coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC).
Durante o seminário, o Projeto de pesquisa Diversidade Corporal e Educação Somática na Prática da Dança, coordenado pelo professor Saulo Silveira, desenvolverá atividades de Mapeamento Somático na cidade de Belém e região, como uma  de suas atividades de pesquisa. Essa proposta tem como objetivo conectar os profissionais do movimento somático (abrange os  terapeutas holísticos e ocupacionais, professores de Educação Física, psicólogos, médicos, acupunturistas, professores de Dança, Teatro, Música, Yoga, psicodramatistas, fisioterapeutas e/ou aqueles interessados nas abordagens dos corporais, cujo foco central esteja na consciência e na integridade mente-corpo do sujeito) em uma rede de contatos e estabelecer propostas de fomento, de investigação e de discussão diante do campo de conhecimento da Educação Somática na Região Amazônica.
Coordenadora - Maria Ana Azevedo é doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora da ETDUFPA, onde ministra as disciplinas Anatomia Aplicada à Dança, Manifestações Espetaculares Brasileiras, Aprendizagem e Desenvolvimento Motrício e Ciência da Motricidade Humana. É coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança da ETDUFPA e  pesquisadora dos Processos de Criação em Dança na cena contemporânea. Participaram, também, da coordenação do seminário as professores  doutoras Waldete Brito e Eleonora Leal e os professor mestres Érika Gomes, Luiza Monteiro e Carlos Dergan.
O seminário recebeu o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, do Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) e do Serviço Social do Comércio (SESC Pará).
A ETDUFPA  fica localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, 820, esquina com a Rua Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.
Postado Por: Camila Góes (Bolsista da secretaria do Teatro Universitário Cláudio Barradas -TUCB)

Comentários