VI Seminário de Pesquisa em Teatro




A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará no período de 21 a 24 de outubro de 2014, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o VI Seminário de Pesquisa em Teatro com o tema: A História do Teatro vista daqui: confluências e derivações. Coordenado pelo professor Alberto Silva Neto, o evento homenageará a professora Maria Sylvia Nunes.

Com o tema: " A História do Teatro vista daqui: confluências e derivações " o Seminário tem como objetivo lançar luzes sobre a história e a historiografia da produção paraense e amazônica, aproximando as realidades de diferentes territórios, mas respeitando suas respectivas singularidades na perspectiva de um diálogo com a realidade nacional.
Este ano, já alcançando sua sexta edição, o VI Seminário propõe uma abordagem do Teatro pelo ângulo da História, o que se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento e o registro da historiografia do teatro produzido no Pará, no Norte e até mesmo em nível nacional – embora não haja a pretensão, evidentemente, de abarcar toda a extensão territorial do país, em sua ampla diversidade.

O evento incluirá palestras, mesas-redondas, minicursos, Sessões de comunicações, lançamento de livros, apresentações de audiovisuais e espetáculos.
Estarão presentes como mediadores e palestrantes os professores convidados:  professora-doutora Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), que irá proferir palestra sobre " Notas sobre a Historiografia do Teatro no Brasil: história e perspectivas", graduada em história pela USP/1973, doutorada em Ciências Humanas (USP; 1989) e pós-doutorado em História do Espetáculo (UNITO/ 2008) é, atualmente, um dos nomes mais respeitados do país quando o assunto é a pesquisa em história e historiografia do teatro brasileiro. Está a frente da linha de pesquisa História e Historiografia do Teatro (HHT), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO,) que integra os pesquisadores dedicados às questões tradicionais da História e da Historiografia do Teatro, bem como às indagações recentes formuladas pela História Nova, tanto no que se refere aos estudos de Teatro Brasileiro como de Teatro Universal.

Também presente o professor-doutor José Fernando Peixoto de Azevedo que ministrará o minicurso " Leituras do teatro brasileiro contemporâneo " , graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2000) e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007), é, atualmente professor de história e teorias do teatro da Escola de Arte Dramática da ECA/USP, além de diretor e dramaturgo do grupo teatral Teatro de Narradores. É justamente esta vivência compartilhada entre a pesquisa acadêmica e a criação artística que faz dele uma presença necessária e essencial, podendo atender tanto nossas demandas na Licenciatura Plena em Teatro quanto na formação de atuantes em nosso curso de Técnico em Ator, de Nível Médio Profissionalizante.

Presente ainda a professora-doutora Adriana Schneider Alcure, que irá ministrar o minicurso " A escrita etnográfica na análise de fenômenos teatrais e na criação da cena " e a palestra " As danças características no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX: o lundu de Marieta Baderna". Mestra em Teatro PPGAC-UNIRIO (2001) e Doutora em Antropologia PPGSA/IFCS/UFRJ (2007), além de professora do Curso de Direção Teatral ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena ECO/UFRJ, a Profa. Dra. Adriana Schneider Alcure é presença indispensável, sobretudo pela sua notória contribuição para as pesquisas sobre história do teatro no Brasil quanto ao  amplo conhecimento da realidade da produção teatral contemporânea das Regiões Nordeste e Norte do Brasil .

Em se tratando de História do Teatro como tema, esta edição do seminário não poderia deixar de homenagear a professora e diretora teatral paraense Maria Sylvia Nunes, uma das fundadoras da ETDUFPA, em 1962, além de professora de História do Teatro desta Casa por muitos anos, com enorme contribuição na formação artística e acadêmica de muitos nomes que atualmente formam nosso quadro docente. Além de receber as justas homenagens, a professora Maria Sylvia Nunes fará a abertura do evento, com uma aula especialíssima sobre o Festival Shakespeare, realizado em 1964, pelo Serviço de Teatro da Universidade Federal do Pará (hoje Escola de Teatro e Dança), em comemoração aos 400 anos de nascimento do dramaturgo inglês,  umas de suas muitas especialidades.

As inscrições para os minicursos continuam abertas e poderão ser feitas até o dia do evento.
Segue programação completa, em anexo.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém. 

Arte do Cartaz: Ramiro Quaresma

Postado por: Camila Góes - bolsista da secretaria do Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB)


Comentários