ESPETÁCULO DE DANÇA "Igual a Ti Sem Querer"

A Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), através do primeiro ano do Curso Técnico em Dança, realizará no período de 10 a 14 de dezembro/14, às 19h30min, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o espetáculoIgual a Ti Sem Querer", dirigido pelo professor Paulo Paixão.

 
O espetáculo é resultado de quatro meses de trabalho intenso, com dezessete bailarinos que têm diferentes experiências com a dança. Alguns com histórico de balé, outros com a dança contemporânea, com danças de rua e outros com a dança afro-brasileira. Além de terem histórico de vidas também singulares. O desafio de fazer uma coreografia com esse grupo, tornou-se então o próprio tema do espetáculo, que também é parte integrante da formação de dois anos destes jovens bailarinos como Intérpretes-Criadores em Dança e através da disciplina Prática de Montagem eles ganharam as condições necessárias para desenvolver a experiência de um espetáculo profissional de dança. O curso Técnico em Dança está completando 10 anos e já formou, nas cinco turmas egressas, cerca de 100 bailarinos e dinamizou a cena de Belém com temporadas de vinte diferentes espetáculos.

Igual a Ti Sem Querer, aborda cinco maneiras de estar em grupo: aquele que é ignorado, o que se impõem, o que tem carisma natural, o que se adapta a diferentes grupos e aquele que estaria num plano diferente das demais pessoas. Tudo elaborado através da dança, o que exigiu muito trabalho e dedicação de toda equipe para que cada coreografia transmitisse a intenção exata. Além destas cenas de destaque, outras danças complementaram a trama, gerando uma dinâmica de contrastes e revelando o que sintoniza e o que conflitua no movimento, da mesma maneira como acontece nas dinâmicas de relações dos grupos sociais. A trama tem a duração exata de trinta e cinco minutos, concluiu o diretor e coordenador do evento, Paulo Paixão.
 
Paulo Paixão, é baiano, professor-doutor da ETDUFPA, onde ministra as disciplinas Teoria e História da Dança, Composição Coreográfica, Prática de Montagem e Técnica de Dança Contemporânea, no Curso Técnico em Dança e Licenciatura em Dança.
 
O espetáculo ficará em cartaz de 10 a 14 de dezembro, sempre às 19h30min.
 
Os ingressos custarão R$ 5,00 (preço único).

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa Dom Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.
 
Ficha Técnica:
Cenário: professores Aníbal Pacha e Bruce Macedo
Figurino: professora:  Ézia Neves e Lene Santos
Iluminação: Natacha K. Leite
Estagiários do curso de Licenciatura em Teatro:
Evy Loyola, Fabrício de Souza e Max Kallew ( interpretação dos bailarinos ).
Bailarinos: Aline Ferreira, Andrea Braga, Diana Flexa, Daniele Sthefani, Géssica Lima, Guto Pinto, Hayla Ferreira, Jean Silva, Larisse Moura, Marcos Brasil, Marco Antônio, Rafael Brito, Rodrigo Cardoso, Sirdlenne Taina, Socorro Lima, Thyago Beltrão, Theyla Lustosa.
Fotografia: Arthur Morbach
 

Comentários