ENTREGA PARCIAL DA PESQUISA INRC PÁSSAROS JUNINOS IPHAN/FADESP


A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ((PHAN) e a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), realizará no dia 24 de junho/15, (quarta-feira), às 19 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), reunião com os Guardiões de Pássaros para a "Entrega Parcial da Pesquisa INRC Pássaros Juninos IPHAN/FADESP". 

O Encontro tem como objetivo reunir os pesquisadores que estão em constante estudo sobre a proteção dos Grupos de Cordões e Pássaros Juninos, um teatro popular, que combina teatro, música, dança e literatura, com lições de humanidade e respeito à natureza, os Pássaros Juninos são uma das mais criativas manifestações da cultura popular paraense. O Cordão de Pássaro,  se apresenta em espaços abertos, em formato de semicírculo, com a presença dos integrantes em cena quase o tempo inteiro. O Pássaro Melodrama Fantasia, característico da capital, é também chamado de Ópera Cabocla.
Essa será a segunda reunião e até final do ano será entregue o final da pesquisa.


Durante o evento será comemorado o aniversário de 60 anos do Grupo Junino Sabiá, do bairro do Marco, além do lançamento de um vídeo didático sobre teatro popular.
O registro dessas manifestações culturais está previsto em um anteprojeto elaborado pelo escritor Mário de Andrade , em 1936, para o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN).

A pesquisa é um contrato entre IPHAN e FADESP, coordenado pela Professora Inês Ribeiro, supervisionado pelo professor Humberto Melo, com consultoria do professor João de Jesus Paes Loureiro, pesquisa de Rodolpho Leão e a proposta da pesquisa é do IPHAN.

Teatro Universitário Cláudio Barradas, localiza -se na Rua Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com D. Romualdo de Seixas) no bairro Umarizal, em Belém.
Telefone: (91) 3249-0373
POSTADO POR: CAMILA GÓES - BOLSISTA DA SECRETARIA DO TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRADAS - TUCB

Comentários