Da cabeça aos pés




“Da cabeça aos pés”
Release
Oxum reina nas águas amazônicas!
O universo simbólico das águas doces deságua na cultura de matriz afro-amazônica mareando distintas manifestações da região, transbordando cultura popular, história, literatura, música, dança e símbolos ritualísticos de práticas afro religiosas.
Oxum, orixá rainha dos rios, cachoeiras, nascentes, lagoas, interliga a linha dramatúrgica do processo de pesquisa, experimentação e encenação do espetáculo dando passagem a um panteão de entidades/divindades. Na levada da maré, contaremos de forma não linear, não apenas historias, mas sim poéticas, encantamentos, de personagens históricos com Dom Sebastião, o messias encantado; o Boi Bumbá com a sátira social; a negra Anastácia na luta em benefício a afirmação da raça; o Curandeiro-benzedor e seu encantado Cobra e, a Grande Mãe, representada em diferentes cenas por Nanã, Iemanjá e Oxum.
O espetáculo do Grupo Experimental de Teatro - GeMte é um processo experimental que surgiu da iniciativa de jovens criadores da cena a partir de um procedimento colaborativo, afetivo e banhado de Dádivas, de artistas renomados que cooperaram com seus ensinamentos, técnicas, e principalmente, por acreditarem que Teatro é feito essencialmente de afeto, dedicação e doação. 
Grupo Experimental de Teatro - GeMtE surgiu no afã da cena contemporânea em busca de uma linguagem teatral que ambiciona quebrar o tradicionalismo dos palcos fazendo uso de práticas cênicas que levam em consideração diferentes estéticas teatrais. O Experimentalismo dessa forma, também justapõe e aglutina diversas linguagens como dança, artes plásticas, performance, musica e audiovisual com intuito de dilatar as fronteiras entre as artes.
GeMtE, em seis anos de existência artística, possui em seu repertório teatral os espetáculos “Amazônicas Lendas” (2102)  e  “Águas de Mariana” , este ultimo premiado pela Secretária de Cultura do Pára - SECULT em 2008, através do Edital do Fomento as Artes Cênicas Prêmio de Teatro Cláudio Barradas e “A megera tem que casa!”  (2015) e as performances  “Interlúdio poético” (2014)  e  “O lago verde oliva” encenação selecionada para  participar da VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP  que acontecera na Bahia - Salvador em dezembro de 2013 .
                                

Axé pra quem é de Axé!
Saravá  pra quem é de Saravá !

Serviço
Espetáculo "Da Cabeça aos Pés " 
Dias : 10 à 13 de setembro. Hora: sempre às 20h.
Local:
Teatro Universitário Cláudio Barradas
(Rua Jerônimo Pimentel, n° 546 - Umarizal)

Ingressos:
R$ 20, 00 (Meia para estudante)
E meia para

as pessoas que vierem de branco e ou amarelo

Classificação: LIVRE

Informações: 
(91) 9 8239 - 2959 – Nazaré Alcoforado 
(91) 9 8143 – 5182 - Keila Sodrach



 Ficha técnica

Jovens Criadores

Alice Alves 

 Andrey Sales

 Camila Brito

 Na Alcoforado

 Wagner Guimarães


 Yuri Granha

 Visagismo

Cláudio Dídima

Iluminação

 Marckson de Moraes

Consultoria cênica

Anibal Pacha

Tearser de filmagens

Kazu Ishizaki

Fotografia

Jorge David Ramos

Direção musical

Diego Vattos

Direção Geral

 Keila Sodrach

Comentários

  1. Gostaria de agradecer ao Diretor Paulo de Tarso e toda equipe do TUCB pela colaboração

    Axe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos pelo maravilhoso espetáculo!

      Excluir

Postar um comentário