Palco Giratório traz espetáculo potiguar à Belém e Castanhal

Projeto de circulação nacional do Sesc traz grupo Estação de Teatro que realizará espetáculo, oficina e bate-papo gratuitamente
 
Há 17 anos circulando pelo país, o Palco Giratório, projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc) que leva espetáculos teatrais e oficinas de artes cênicas a todos os estados brasileiros, realiza sua quarta etapa 2015 em Castanhal, no dia 24/09, e na capital paraense dia 26/09, trazendo o Grupo Estação de Teatro, do Rio Grande do Norte. A entrada é franca.
Em Castanhal, o Estação de Teatro apresenta às 19h30, no Auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, o espetáculo infantil "Estação Dos Contos". Com direção de Rogério Ferraz, Estação dos Contos intercala contação de histórias com músicas e brincadeiras populares, contadas e cantadas pelos atores Caio Padilha, Nara Kelly e Manu Azevedo. A pesquisa em contação de histórias é uma marca do Grupo Estação de Teatro que traz como experiência o espetáculo Fábulas, que tanto na criação do espetáculo quanto na atuação participaram Nara Kelly e Rogério Ferraz.
O grupo chega à Belém no dia 25/09, para ministrar a oficina "A Arte De Contar Histórias"; a partir das 9h, no Sesc Boulevard.  A oficina vai trabalhar a partir dos elementos técnicos essenciais para melhorar a performance cênica, utilizando de forma prática e lúdica, o instrumento corporal e vocal do contador. O público alvo da oficina são atores, professores, pesquisadores de contação de histórias. As inscrições gratuitas são presenciais e começam primeiramente para os comerciários e dependentes no período de 17 a 19/09 e em seguida para o público em geral no período de 22 a 24/09.  Para se inscrever, é necessária a apresentação do documento de identidade e a carteira atualizada do Sesc, no caso do comerciário.
Já no dia 26/09, às 19h, no TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRADAS, será a apresentação do espetáculo "Guerra, formigas e palhaços". Com forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, o espetáculo conta a saga de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra. Ao tenente e ao soldado cabe agora a tarefa de defenderem o pequeno território ainda não tomado pelas forças inimigas. Os dois sabem que a única forma de saírem vivos da situação é a possível chegada de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança. A classificação é 12 anos.
Terminando essa etapa, no dia 27/09, às 10h, no Sesc Boulevard, o grupo realizará o Pensamento Giratório, um o espaço para discussão das produções e processos criativos desenvolvidos pelos grupos. A participação da plateia nesse debate é importante porque a partir desse intercâmbio entre público e artistas é possível entender como surgem os projetos artísticos e nessa troca de impressões surgem ideias para novos desafios nas artes cênicas. O Grupo Estação de Teatro vai propor a reflexão entre o trabalho de ator na contação e do contador na atuação, sob a perspectiva de um trabalho criativo e compartilhado na criação das dramaturgias. O ator se relaciona com a dramaturgia como um contador? O ator contador é um dramaturgo?
Grupo Estação de Teatro
O grupo surgiu em 2009, na cidade de Natal, e foi formado pelos atores Rogério Ferraz, Nara Kelly, Caio Padilha e Manu Azevedo. Comprometidos com a qualidade artística e o respeito ao público, iniciaram uma pesquisa em contação de histórias, em um diálogo com a música e as brincadeiras populares que resultou em dois espetáculos infantis: Em cada canto um conto e Estação dos contos, além de uma oficina sobre a prática de contar histórias. Em 2011, o trabalho voltou-se para ampliar o repertório, partindo para um espetáculo que pudesse refletir suas inquietações, levando seu fazer artístico para além do universo infantil. Em 2013, estrearam o espetáculo Guerra, formigas e palhaços, de autoria de César Ferrario. Em 2014, o Estação de Teatro percorreu oito cidades da região Nordeste, com a Caravana Estação Nordeste – projeto de circulação contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 – e ganhou duas novas integrantes, a produtora Tatiane Fernandes e a jornalista e atriz Joanisa Prates.
Sobre o Palco Giratório
 Esta é a 18ª edição do projeto que reúne ao longo do ano, 823 apresentações artísticas, mais de duas mil horas de oficinas sobre manifestações teatrais, 20 espetáculos de grupos provenientes dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia e passará por 154 cidades brasileiras. Além de entretenimento, o Palco Giratório proporciona trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e plateia, por meio de oficinas, seminários e festivais.
 "Trabalhamos a arte e a cultura em sentido amplo. O Palco Giratório apresenta diferentes manifestações e linguagens artísticas, como a tradição mambembe, normalmente vinculada a gerações anteriores de atores que percorriam o Brasil. Saímos do tradicional eixo Sul-Sudeste para alcançar novos lugares e públicos", resume a Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues.
No Pará, a edição 2015 do Palco Giratório será realizada nos meses de abril, maio, julho, setembro e outubro, contando com grupos de GO, PA, BA, SP,RJ e RN.
 
 
Serviço:
 
Castanhal
Espetáculo "Estação dos Contos", Grupo Estação de Teatro (RN)
Data: 24/09/2015
Horário: 19h30
Classificação: Livre
Local: Auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus (Av.Transcastanhal, s/nº - Cristo Redentor)
 
 
Belém
 
Oficina "A Arte De Contar Histórias"
Data: 25/09/2015
Horário: 9h às 17h
Idade Mínima: 16 anos
Inscrições Comerciários: 17 a 19/09/2015
Inscrições Público Geral: 22 a 24/09/2015
 Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas)
 
Espetáculo "Guerra , formigas e palhaços", Grupo Estação de Teatro (RN)
Data: 26/09/2015
Horário: 19h
Classificação: 12 anos
Local: TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRADAS
 
 
Pensamento Giratório "Teatro e Contação de Histórias: Um Diálogo Possível"
Data: 27/09/2015
Horário: 10h
 Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas)
 
 
 
Informações: (91) 3224-5654 (Centro Cultural Sesc Boulevard)
                        (91) 3721-2294/ 3271-1875 (Sesc Castanhal)
Entrada Franca
Facebook: Sesc Pará
                 Sesc Boulevard

Comentários