Espetáculo "Nó de 4 Pernas" volta em cartaz no mês do Círio

Na semana do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o grupo de teatro "Os Varisteiros", entra na sua 3ª temporada do espetáculo "Nó de 4 Pernas". Vai ter teatro, cinema e músicas executadas ao vivo para o grande público. As apresentações serão realizadas nos dias 6, 7, 8, 9 e 11 de outubro, às 20h, no Teatro Universitário Claudio Barrada. O ingresso custará 20 reais, com meia entrada para estudantes. Classificação 12 anos. Não deixe de ir e levar aquele amigo ou parente, que veio de longe conhecer o Círio e comer maniçoba.



Uma trama no entrelaçar de quatro pernas movimenta uma pacata cidadezinha do interior. Um nó de quatro relações, entre elas um duplo adultério, que vai se desatando na medida em que um jovem padre chega à cidade não para desmascarar, mas garantir sua posição perante a cidade e seus pacatos fiéis. O desenrolar desses caminhos é o mote central da dramaturgia de "Nó de 4 Pernas", clássica obra de Nazareno Tourinho.

Na cidadezinha proposta dentro da dramaturgia encontramos o prefeito, Coronel Menacê (Nilton Cézar), quem manda e desmanda na cidade, casado com Dona Iraneide (Marília Berredo), mulher firme e de princípios, mas que guarda sentimentos profundos e não tão nobres assim. Ludovina (Thainá Cardoso), cuja fama na cidade, em especial na igreja, não é das melhores, tem um romance com o líder grevista, Zé Pedro (Bruno Rangel), que irá gerar muita confusão nessa história. Além destas, encontramos duas figuras pontuais para a cidade, como Seu Euzébio (Marcelo Andrade), devoto sacristão, cujo sonho sempre foi ser sacerdote da paróquia e Dona Nazaré (Giscele Damasceno), zeladora da igreja. Viúva que deposita em Euzébio a esperança de um novo casamento. Os nós destas personagens irão se desenrolar após a morte do pároco da igreja e o surgimento oportuno de um jovem padre que chega na cidade. Padre Elias (Raoni Moreira), resolve por fim nesse nó de quatro pernas. "É uma salada dos diabos", pontua Nazareno Tourinho.



Um dos diferenciais mais importantes desta montagem é a relação da tríade teatro, música e vídeo em cena. Os vídeos, cuja direção e edição é de Paulo Evander, ajudam a transportar o público para a realidade da pacata cidade. O que a cena no palco deixa implícito, o vídeo consegue elucidar para o público de forma a inserir um novo olhar sobre a mesma cena. A direção musical, que inclui trilhas originais compostas para o espetáculo e executadas ao vivo, ficam por conta do músico, João Urubu.



Sobre o autor

Nazareno Tourinho nasceu em Belém no dia 6 de dezembro de 1934,  foi consagrado como escritor teatral em Belém e, com menos de 35 anos, foi eleito membro efetivo da Academia Paraense de Letras.

O dramaturgo paraense teve suas obras encenadas por companhias de teatro profissionais, sob a direção de figuras de renome no cenário teatral brasileiro, como "Nó de 4 Pernas", dirigido por Cláudio Correa e Castro, no Rio de Janeiro, e "Fogo Cruel em Lua de Mel", com direção de Wolff Maia, em São Paulo.

Tourinho conquistou diversas premiações em concursos de dramaturgia. Uma delas aconteceu fora do Brasil com a peça "Pai Antônio", que ganhou a primeira "Mencón del Concurso Latinoamericano de Dramaturgia 'Andres Bello'", realizado em 1985, na Venezuela. Em Belém, levou o 1º lugar no prêmio "Governo do Estado do Pará", em 1961, e o prêmio "Elmano Queiroz", também com a primeira colocação, em 1969.

Sobre o grupo
O Grupo de Teatro Os Varisteiros nasceu da união dos egressos do Curso Técnico de Formação em Ator (2011) da Escolade Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - UFPA, com o intuito de permitir a inserção dos recém-formados atores no celeiro de produção teatral da cidade de Belém. Fundado em 2012, fora dos parâmetros da academia, o grupo surgiu possibilitando a estes artistas à atividade criadora de pesquisa e experimentação cênica, as próprias montagens, a descoberta de uma poética de trabalho, a vivência em grupo de teatro e, sobretudo, viabilizando a realização de espetáculos ao grande público paraense.
O grupo possui em seu portfólio os seguintes espetáculos: "No Trono", uma livre adaptação da obra "Palácio dos Urubus" de Ricardo Meirelles; "Barrela", do dramaturgo Plínio Marcos; "Nó de 4 Pernas" e "Sonho de Uma Noite de Inverno", ambos do dramaturgo paraense, Nazareno Tourinho.



Serviço:

Espetáculo "Nó de 4 Pernas"

Dia: 6, 7, 8, 9 e 11 de outubro

Hora: 20h00

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com Dom Romualdo de Seixas.

Ingressos: 20 reais inteira, 10 reais meia para estudantes

Classificação: 12 anos

.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Nazareno Tourinho

Direção: Leonardo Cardoso
Elenco: Marcelo Andrade, Giscele Damasceno, Raoni Moreira, Thainá Cardoso, Marília Berredo, Nilton Cézar, Bruno Rangel

Produção: Laíra Mineiro, Bruno Rangel, Leonardo Cardoso, Marcelo Andrade

Iluminação: Leonardo Cardoso

Direção de Vídeo e Edição: Paulo Evander

Direção Musical: João Urubu

Assessoria de Imprensa: Laíra Mineiro

Social Mídia: Gustavo Aguiar
Arte Gráfica: Rodrigo Cantalicio

Cenário: Leonardo Cardoso e Marcelo Andrade

Figurino e Maquiagem: Thainá Cardoso

Comentários