VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM DANÇA

O Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), promoverá no período de 16 a 20 de novembro/15,  no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o VIII Seminário de Pesquisa em Dança, com tema: "Formar Para Que? A Dança no Cenário Político Brasileiro", coordenado pela equipe de professores do Colegiado de Dança da  (ETDUFPA). 
O objetivo desta oitava edição é proporcionar discussões para ampliar o diálogo sobre a Dança e seus desafios no cenário político brasileiro, abrangendo aí problemáticas em torno da formação do profissional de dança, sua atuação no mercado de trabalho e, ainda, o lugar da dança no currículo de arte-dança nas escolas.
A temática em questão decorre de inquietações de profissionais atuantes na área, entre os quais se destacam docentes, discentes e egressos do curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Estas inquietações foram disparadas pela condição de invisibilidade da Dança como área de conhecimento nas leis educacionais brasileiras, sobretudo no tocante à atual situação de submissão da Dança ao componente curricular Educação Física. Além disto, destaca-se a total insatisfação com a situação atual da educação no Brasil, entre outras conjunturas políticas no que se refere à dança no cenário brasileiro.
Diante disso, a comissão organizadora do evento, optou por abrir mão do formato que o seminário vinha adotando desde a primeira edição (palestras, comunicações, apresentações artísticas etc) e decidiu concentrar esforços em atividades que promovam informação, questionamento, provocação e reflexão sobre problemas muitas vezes esquecidos pela priorização de produções artísticas (exemplo: encenações de espetáculos e realização de oficinas).
O público-alvo serão professores, alunos, bailarinos e demais interessados na temática. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15/11, pelo e-mail: viiiseminariodanca@gmail.com.
A fim de evocar temas para discussão, a programação do VIII Seminário de Pesquisa em Dança contará com a participação dos artistas-professores-pesquisadores, conforme programação, abaixo:

PROGRAMAÇÃO:
Dia 16/11 (segunda-feira)
9h às 18h – Credenciamento
19h – Conferência de Abertura: "Formar pra que? A Dança no cenário político brasileiro" – Conferencista: Professora-doutora Dulce Aquino (BA)
Dia 17/11 (terça-feira)
9h às 11h – Mesa temática: "Currículo em Arte: onde está a Dança?" – Participantes: Representante da SEDUC, Representante da SEMEC, Professora-doutora Ana Del Tabor (PA).
15h às 17h – Mesa temática: "Reflexões acerca do currículo em arte-dança" -  Participantes: Professora-doutora Dulce Aquino (BA) e Rui Moreira (MG).
Dia 18/11 (quarta-feira)
9h às 10h30 – Mesa temática: "Vivências no ensino da dança: espaço formal e não formal" – Participantes: Profa. MSc. Rosângela Colares e  Prof. MSc. Lindemberg Monteiro
10h30 às 12h – Debate: "Estágio docente na formação do professor de dança" – Participante: Professora-doutora Maria Lúcia Harada (Pró-Reitora de Ensino e Pesquisa da UFPA)
19h – Lançamento de livros.
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, bairro Umarizal - Belém-PA.



Comentários