ESPETÁCULO DE DANÇA "COMPILATION"

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) por meio do Projeto de Extensão: Oficina de Sapateado e Projeto de Pesquisa LADANÇA - Laboratório da Dança: Corpo, criação e cena, receberá no dia 16 de março/16, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB),  apresentação da Companhia de Dança Vatá, com a  oficina: Corpo Brincante, e no dia 17 de março/16, a apresentação do espetáculo  “Compilation”, coordenado pela diretora artística e coreógrafa, Valeria Pinheiro.

Mergulhada na tradição brasileira, a Cia Vatá, compila 15 anos de Cia. no Ceará, tendo como inspiração as danças dos mestres do sertão, embalando-se no côco, cabaçal, maracatu, reverenciando suas crenças e folias. Suas criações são voltadas para a cultura afro brasileira e experimenta no corpo as danças dos Orixás, com seus signos e mitos, festejando a existência indígena nos territórios do corpo, traduzindo seu ritmo através do sapateado. 

Contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna - 2014, uma plataforma que irá promover a circulação dos eventos nos municípios cearenses, pernambucanos, baianos e paraenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens. Através de edital, a Cia foi selecionada dentre vários grupos brasileiros, e assim, promove ações formativas, (oficina “corpo brincante” ). Ao todo, serão 10 apresentações e 20 horas de ações formativas.

O espetáculo Compilation, é uma obra inspirada na cultura popular nordestina, tendo como mote a poesia de Ascenso Ferreira, que navega pelo sertão nordestino com muito humor e de forma lúdica. Trata-se do encontro de brincantes urbanos em contato com o ritual de estarem vivos, de se arriscarem ao encontro com o sagrado e com o profano das manifestações populares. O espetáculo leva ao palco o sabor dos terreiros, abrigando gerações distintas de artistas, conjugando essa mistura com as cores presentes em risos e cantos, dançando, antes de tudo, a permanência possível na ebulição do mundo com sua saída mais peculiar, o estar em festa, em celebração, o ser em conjunto e em grupo. 

“Em Compilation trabalhamos com harmonia entre as linguagens - dança contemporânea, sapateado, música e danças brincantes, provindas do universo tradicional do Brasil. Passeamos por côcos, maracatus, sambas, lamentos e muita poesia do universo tradicional do nordeste brasileiro, focados em Ascenso Ferreira, mas passeando por Patativa do Assaré”,  explica a diretora artística e coreógrafa, Valeria Pinheiro. E conclui: “Somos brincantes. Vamos experimentando o fazer harmonioso das obras da Cia. Vatá desde 2000 até 2015, numa compilação cheia de folia e festa , colocando no ‘terreiro’ o que a tradição nos ensinou e nos ensina, mas nos deixando vetorizar pelas linhas contemporâneas da musica, dança, teatro e poesia!”.

A apresentação do espetáculo será às 20 horas. Os ingressos serão gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do Teatro. 


O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com a Dom Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal - Belém-Pará.

Comentários