Espetáculo "Baden-Baden sobre o acordo".

Os discentes concluintes do Curso Técnico em Artes Dramáticas com ênfase em Ator, dentro da disciplina Técnica de Atuação II, da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará no período de 27 de abril a 01 de maio/16, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o espetáculo teatral "Baden-Baden - A Importância de Estar de Acordo", dirigida pelos professores- mestres, Paulo Santana e Marluce Oliveira, e composição e direção musical de José Maria Bezerra.
Baden-Baden - A Importância de Estar de Acordo - É uma peça didática, escrita pelo dramaturgo alemão, Bertolt Brecht, em 1929, e situa em primeiro plano a reflexão sobre o significado social do progresso técnico e científico, assim como as bases sociais do ser em desenvolvimento. Brecht, enfoca o progresso tecnológico e ao mesmo tempo revela o lado perigoso deste para o desenvolvimento humano, principalmente quando os benefícios não são repartidos entre todos e apenas alguns recebem os louros da conquista, enquanto outros ficam à margem. Ela faz parte do conjunto de obras brechtiana tradicionalmente classificadas como lehrstuck, ou "peça didática", conceito que foram usados ao longo da vida do autor.
A peça conta a história de um aviador e três mecânicos que, ao tentarem atravessar o Oceano Atlântico, sofrem um acidente e caem. Apresenta, assim, um estudo objetivo sobre a responsabilidade do homem na sociedade e defende a necessidade da transformação dialética em suas últimas consequências. Em síntese, o autor convida uma multidão a observar e refletir sobre o fato de um homem ajudar ou não outro homem. Ela reverbera o impacto causado pelos avanços da conquista aérea no imaginário popular, cujo marco é consolidado graças ao voo transcontinental de Charles Lindbergh, que atravessou o Atlântico em maio de 1927, partindo de Nova York e aterrissando em Paris no dia 21 daquele mês. Isso aconteceu duas semanas depois da tentativa infeliz dos Pilotos Charles Nungesser e François Coli, que partiu de Paris e Nova York, respectivamente, em oito de maio e tragicamente desapareceram.
Haverá também leitura de poemas escritos por Bertolt para acrescentar na metodologia, nas criações dos acontecimentos e, por conseguinte, mostrar as técnicas utilizadas no teatro épico do referido autor. Nesta perspectiva artística, cada espectador fará um acordo em cena. Qual será o seu?
Este trabalho foi desenvolvido em sala de aula com os alunos do curso técnico em Artes Dramáticas com ênfase em Ator da ETDUFPA, na disciplina Técnica de Atuação II, orientados pelos diretores Paulo Santana e Marluce Oliveira que são professores-mestres da Etdufpa, onde ministram as disciplinas Prática de Montagem, Interpretação, Teatro e outras Mídias, Expressão Vocal e Interpretação pra Dança.



Serviço:
"Baden-Baden sobre o acordo"
Datas: 27,28,29,30 de Abril e 01 de maio.
Horário: 18h30 e 20h30.
(exceto dia 27. ao qual haverá apenas uma sessão às 20:00)
Local: Teatro universitário- Tucb Barradas.
Rua Jerônimo Pimentel, 546 (ESQUINA COM D.ROMUALDO DE SEIXAS) Bairro do Umarizal, CEP: 66.055-000 Belém-PA.
Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada para estudantes).
Não recomendado para menores de 12 anos.

Direção: Marluce Oliveira e Paulo Santana.

Arte: Raphael Andrade.

Comentários