Lançamento do Livro: "Sapateado: Vivências na Universidade"

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) por meio da Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará no dia 29 de junho de 2016, as 19 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o lançamento do livro: "Sapateado: Vivências na Universidade", organizado pelas professoras Erika Gomes Teixeira e Maria Ana Azevedo de Oliveira.


SAPATEADO: VIVÊNCIAS NA UNIVERSIDADE, tem como objeto de reflexão o sapateado, suas possibilidades de ensino, suas estratégias metodológicas e seus processos coreográficos, a fim de oportunizar o conhecimento deste aos discentes, criadores e pesquisadores da área.
A obra se originou no âmbito das atividades profissionais, das professoras-pesquisadoras da ETDUFPA, Erika Gomes Teixeira e Maria Ana Azevedo de Oliveira, por meio dos projetos de pesquisa LADANÇA – Laboratório da Dança, Performance e Dança e, do projeto de extensão Oficina de Sapateado.
Com prefácio de Kika Sampaio e apresentação da professora Simei Andrade, o livro revela a vivência de docentes e discentes com o sapateado norte-americano. O sapateado é ofertado nas oficinas, na busca pelo conhecimento técnico e artístico desta linguagem de dança. Resultado de quinze anos de trabalho e pesquisa, a obra trata de um conjunto de experiências compartilhadas, decorrente da trajetória do sapateado, a fim de contribuir para a história da ETDUFPA e da dança em Belém do Pará.
O livro marca o percurso do sapateado no ambiente acadêmico por meio de relatos de processos colaborativos, de fatos e acontecimentos sobre a historiografia do sapateado e reflexões metodológicas, apresentando-se como mais um material de acesso de informação e conhecimento.   
Como parte da programação do lançamento, haverá apresentação de trechos do espetáculo de dança "SEM PÉ NEM CABEÇA: SAPATEANDO NA CORDA BAMBA", uma criação coletiva dos alunos dos cursos Técnicos em Dança e Teatro, da Licenciatura em Dança, Teatro e Música, e pelos alunos da comunidade externa, os quais fazem parte dos projetos Oficina de Sapateado, LADANÇA e Performance e Dança, em uma produção que mistura as linguagens do sapateado, do circo e da performance. A direção geral do espetáculo recebeu a assinatura das professoras Erika Gomes e Maria Ana Azevedo.
Entrada Franca!
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro do Umarizal, em Belém. 

Comentários