NUM MUNDO POLARIZADO, o gênero humano se dividiu em macho e fêmea, masculino e feminino, homem e mulher. Imagem e semelhança de um deus que apesar de ser Deus, foi feito pelos cristãos, macho. Mas se a Ele foi consagrada a criação metafísica, cósmica, à mulher foi consagrada a criação telúrica. E o mundo inventou a Mãe: criatura de sentimentos incondicionais. O patriarcado inventou a Esposa, a de doação irrestrita, suprida, mantida e ordenada pelo Marido. O Capitalismo inventou a operária, a de dedicação ilimitada, de dupla jornada. O machismo criou as bonecas – infláveis, ou não –, a de prazeres escondidos. A arte inventou estátuas, versos, canções, cores. A solidão criou o vazio dos antidepressivos e das academias de ginástica. Das senzalas para os shoppings. Da cozinha para a presidência. Da camarinha para o espaço sideral. Das esquinas sombrias para a luz do mundo. Marys, Simones, Célias, Nancys, Seylas, Judiths e Márcias ajudaram a transformar Amélias em mulheres de verdade.
Mas isso mal começou. Ainda perguntamos que mulher é essa? É a da capa da revista, do desenho do Zéfiro, dos quadros de Picasso, das letras de Clarice Lispector? Que lugar ela ocupa? Que roupa ela veste – ou despe? Que idade que ela tem, de onde vem, vive com quem? Pode sem ninguém? Fazer produção independente? Beijar – e gostar – outra mulher? Que mulher é essa que atenta até o Diabo e apanha calada do marido? De quem é seu corpo senão dela mesma [?].
Dizque não dá pra definir o que é ser mulher sem ser mulher – de corpo e alma! Será?
Mas é essa Anima que existe em cada um, em cada uma, em cada qual, que fala Entre Nós, que a Nós Outros vai tratar por duas mulheres que fizeram de suas vidas, possibilidades. E que querem ser mais do que essa Vida lhes propôs.
Queremos te convidar para ser feminino. A Mulher que o mundo ama sem nem ao menos compreender. Mas pra quê?
Vem ver.
Vem Ser.
A MONTAGEM DE ENTRE NÓS promovida pela Companhia Teatral Nós Outros tem sua primeira temporada em Belém entre os dias 03 e 05 de novembro de 2017, com sessões às 18 h (exceto sexta, 03) e 20 h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Terra Preta